Seminário 20 anos da Lei Maria da Penha

USP Ribeirão Preto promove seminário sobre os 20 anos da Lei Maria da Penha

Entre os dias 9 e 12 de junho, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo realiza o seminário “20 anos da Lei Maria da Penha: conquistas e desafios na implementação das políticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas”. O evento reunirá pesquisadoras(es), profissionais do sistema de justiça, representantes do poder público, organizações da sociedade civil e movimentos sociais para debater os avanços, desafios e perspectivas das políticas de proteção às mulheres no Brasil.

A programação inclui palestras, mesas de debate, apresentação de pesquisas, grupos de trabalho e lançamentos de livros e relatórios, abordando temas como acesso à justiça, feminicídio, políticas públicas, atuação em rede e enfrentamento da violência de gênero.

O seminário é voltado a estudantes, docentes, pesquisadores, agentes públicos e profissionais que atuam na rede de atendimento a mulheres em situação de violência, além de integrantes de organizações da sociedade civil e demais interessados no tema.

📍 Local: Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP
📅 Data: 9 a 12 de junho
🎟️ Inscrições gratuitas: Formulário de inscrição

O evento marca duas décadas de uma das legislações mais importantes para a proteção dos direitos das mulheres no Brasil e promove uma reflexão sobre os caminhos necessários para fortalecer as políticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar

º Congresso Internacional de Estilo de Vida

🌿💡 Ribeirão Preto receberá o 1º Congresso Internacional de Estilo de Vida, promovido pela USP, reunindo pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes e especialistas nacionais e internacionais para discutir os impactos do estilo de vida na saúde física, mental e social.

O evento acontece entre os dias 18 e 21 de junho, no Sesc Ribeirão Preto, e propõe uma visão contemporânea sobre qualidade de vida, integrando ciência, prática profissional e experiências voltadas ao bem-estar e à promoção da saúde. (Jornal da USP)

A programação contará com palestras, mesas temáticas, apresentações científicas, sessões de pôsteres e debates sobre temas fundamentais da atualidade, como:
🔹 alimentação saudável;
🔹 atividade física e prevenção de doenças;
🔹 saúde mental e bem-estar;
🔹 tecnologia e inteligência artificial aplicada à saúde;
🔹 medicina do estilo de vida;
🔹 epidemiologia e pesquisa científica;
🔹 qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Entre os convidados estão pesquisadores da USP e representantes de instituições internacionais de destaque, como Harvard, University of Illinois e American College of Lifestyle Medicine, fortalecendo o caráter internacional e multidisciplinar do congresso. (Jornal da USP)

Além do conteúdo científico, o encontro também promoverá atividades de integração e experiências práticas voltadas à promoção do equilíbrio físico e emocional, incentivando hábitos saudáveis e novas perspectivas sobre saúde integral.

O congresso surge em um momento em que a discussão sobre qualidade de vida, saúde preventiva e mudanças de comportamento ganha cada vez mais relevância no cenário mundial. A proposta é ampliar o diálogo entre universidade, profissionais e sociedade, estimulando práticas que contribuam para uma vida mais saudável e sustentável.

📍 Sesc Ribeirão Preto
📅 18 a 21 de junho

Clique aqui e faça já sua inscrição;
🎓 Evento internacional promovido pela USP Ribeirão Preto