A analista técnica do Observatório do Turismo de Ribeirão Preto (OTURP), Bruna Lara, esteve presente na Abav Expo 2025, realizada no Rio de Janeiro, onde o Estado de São Paulo anunciou oficialmente a criação da Rede de Inteligência do Turismo Sustentável do Estado de São Paulo (RITS).
O objetivo da Rede é uniformizar metodologias de coleta, processamento, análise e disseminação de dados turísticos em todo o estado, fortalecendo a fidedignidade, a comparabilidade e a integridade das informações. A RITS foi criada pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP), com coordenação do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), e busca garantir a geração de inteligência de mercado para um crescimento ordenado do setor, promovendo o uso eficiente de recursos e benefícios concretos para as comunidades locais, a gestão pública e o mercado especializado.
A criação da Rede é resultado do 1º Encontro de Observatórios de Turismo do Estado de São Paulo, realizado em junho deste ano, que contou com a participação de mais de 20 observatórios municipais e regionais. O lançamento da RITS marca um novo momento para o turismo paulista, fortalecendo o diálogo e a integração entre os observatórios e ampliando o alcance do monitoramento de dados.
“Com essa base de conhecimento, o turismo paulista avança. Conseguimos analisar cada município e transformar o potencial em potência turística. Com a Rede, vamos alcançar um desenvolvimento mais inteligente e focado tanto em impactos econômicos quanto ambientais e socioculturais”, destacou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado.
Durante a Abav Expo, a Setur-SP também promoveu os destinos paulistas em um estande de 150 m², com 17 postos de atendimento de regiões turísticas e parceiros, além de ativações gastronômicas e culturais, como o tradicional lanche de mortadela e o café de Torrinha.
A participação do Observatório do Turismo de Ribeirão Preto reforça o compromisso da instituição em integrar-se às ações estratégicas de inteligência e sustentabilidade do turismo paulista, contribuindo para a consolidação de políticas públicas baseadas em dados e evidências.
