Ribeirão Preto mais perto de se tornar Município de Interesse Turístico

Ribeirão Preto mais perto de se tornar Município de Interesse TurísticoA Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) deu mais um passo para transformar Ribeirão Preto em Município de Interesse Turístico (MIT). Na última quarta-feira, 14 de agosto, foi publicado no Diário Oficial do Estado o projeto de lei coletivo – assinado pelos 94 deputados estaduais – que inclui diversas cidades paulistas na classificação.A expectativa é que o pedido de urgência seja apreciado já na próxima semana, permitindo que a proposta chegue ao plenário dentro de 15 dias. Caso seja aprovada pelos deputados, seguirá para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).Em Ribeirão Preto, a iniciativa é antiga. Desde 2019, o deputado estadual Léo Oliveira (MDB) defende a inclusão da cidade no programa, que possibilita acesso a recursos anuais estimados em R\$ 750 mil, destinados a investimentos em infraestrutura turística.Para o presidente do Sindicato do Turismo de Ribeirão Preto, Aguinaldo Rodrigues, o reconhecimento como MIT trará ganhos diretos para a imagem da cidade:“A transformação da cidade em Município de Interesse Turístico é importante porque ajudará a promover a cidade e a divulgar importantes eventos, que ainda são poucos conhecidos e divulgados.”Ele destaca, ainda, a necessidade de união de esforços entre poder público, entidades do setor e o Observatório Econômico e de Turismo de Ribeirão Preto e Região para a consolidação de uma política sólida e contínua de desenvolvimento turístico.Fonte: Tribuna Ribeirão Preto

Encontro no Observatório com o vice-presidente da ABIH

O Observatório Econômico e Turismo de Ribeirão Preto e Região, tem o privilégio de receber em sua sede, no SINDTUR, por meio do Presidente Aguinaldo Rodrigues, o fundador do Observatório e vice-presidente da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Augusto Marques. Também, Presidente do Grupo Hotel Aurora, um dos mais antigos hotéis do Brasil. O Aurora marca a história e trajetória da hotelaria em nossa cidade e região.

Arena Rock celebra o Dia dos Pais com shows gratuitos em Ribeirão Preto

O tradicional Arena Rock volta a agitar Ribeirão Preto com uma edição especial em comemoração ao Dia dos Pais. O evento acontece neste domingo, 10 de agosto, das 14h às 22h, no Teatro de Arena “Jaime Zeiger”, no Morro do São Bento. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Com uma programação voltada para toda a família, a edição deste ano reúne tributos a grandes nomes do rock internacional, além de espaço gastronômico, área infantil e ação solidária.

🎶 Shows confirmados:

  • DJ Rodrigo Mod

  • Korn Cover Ribeirão

  • Deepsix (tributo a Marilyn Manson)

  • Tinyhope Nowadays (tributo a Slipknot)

  • Monroll (especial Mötley Crüe)

🍔 O que mais vai ter?

  • Área de food trucks

  • Espaço kids com atividades para crianças

  • Ponto de arrecadação de agasalhos – participe da campanha solidária!


📍 Serviço:

Evento: Arena Rock – Edição Especial Dia dos Pais
Data: Domingo, 10 de agosto de 2025
Horário: Das 14h às 22h
Local: Teatro de Arena “Jaime Zeiger” – Morro do São Bento
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre


🎁 Programe-se, leve a família e comemore o Dia dos Pais com música, lazer e solidariedade!
Acompanhe a agenda completa de eventos culturais no site do Observatório.

Observatório recebe Sesc Ribeirão Preto e especialistas do setor em encontros estratégicos.

A sede do Observatório Econômico e Turismo de Ribeirão Preto e Região, localizada no SINDTUR, foi palco de importantes encontros nos últimos dias.

Tivemos a honra de receber o Sesc Ribeirão Preto, representado por Mauro Jensen e Vitor Hugo Vieira. O encontro, conduzido na presença do presidente do SINDTUR, Aguinaldo Rodrigues, e sua diretoria, reafirmou os laços institucionais e o compromisso com ações conjuntas. O Sesc é uma das entidades parceiras e fundadoras do Observatório, e tem contribuído ativamente para o fortalecimento do turismo em Ribeirão Preto e região.

Recebemos também a Professora e Turismóloga Raquel Teresinha Della Mea Schnorr, profissional de referência nacional, presidente da ABEMTUR e uma das responsáveis pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de Ribeirão. Com uma trajetória sólida na gestão pública e na docência, Raquel compartilhou valiosas contribuições para o avanço das políticas turísticas locais.

Por fim, tivemos o privilégio de receber o Professor Wagner Cavalli, estatístico, mestre pela UFSCar e especialista em modelagem e análise de dados. Sua atuação acadêmica e técnica agrega ainda mais valor às estratégias orientadas por dados que norteiam o trabalho do Observatório.

Seguimos construindo pontes, ouvindo especialistas e fortalecendo parcerias que impulsionam o turismo com inteligência, planejamento e visão de futuro. 🌍📊✈️

 

Bruna M. Lara, Edwaldo Arantes, Aguinaldo Rodrigues, Wagner Cavalli, Edenir Belluc e Lorenzzo Oliveira

Comércio Varejista de Ribeirão Preto fecha o 1º semestre com leve recuperação e crescimento real de 2,2% no faturamento

O Comércio Varejista de Ribeirão Preto registrou um crescimento médio de 1,7% nas vendas em junho de 2025, comparado ao mesmo mês do ano anterior — quando houve leve retração de 1%. Os dados são do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas).

Apesar de a alta ter ficado um pouco abaixo da expectativa inicial — que projetava entre 2% e 4% — o resultado é considerado uma recuperação moderada, impulsionada por fatores sazonais. “Tivemos um pico de vendas até o Dia dos Namorados, seguido de acomodação no restante do mês. O frio mais intenso e prolongado também foi determinante para o bom desempenho dos setores de vestuário e calçados”, explica Diego Galli Alberto, coordenador do CPV. Ele também ressalta a força regional da cidade: “Boa parte da renda gerada na macro-região é revertida em consumo aqui”.

Empregabilidade em leve alta

O Varejo local também apresentou pequena alta na geração de empregos: crescimento de 2,2% em junho, em relação ao mesmo mês de 2024. Segundo o pesquisador, a variação acompanha o desempenho de vendas e reflete ações como os mutirões de emprego que vêm sendo realizados na cidade.

Confiança do setor segue estável

O Índice de Confiança do Comércio, medido numa escala de 1 (muito pessimista) a 5 (muito otimista), manteve-se estável em junho: 3,0 pontos tanto para o curto prazo (próximos 3 meses) quanto para o longo prazo (próximos 12 meses). O resultado é classificado como regular à otimista.


1º Semestre de 2025: estabilidade, com crescimento real no faturamento

Ao considerar os seis primeiros meses do ano, o CPV apurou uma variação média positiva de 0,9% nas vendas, repetindo o desempenho do mesmo período de 2024. O número confirma um cenário de estabilidade, com consumo ainda desacelerado.

Já o faturamento nominal acumulado cresceu 5,26%. Descontando-se a inflação de 2,99% no período, o resultado aponta para um crescimento real de 2,2% no primeiro semestre. “É importante lembrar que o faturamento aumentou mais do que as vendas, puxado por preços mais altos. Ou seja, vendeu-se praticamente o mesmo volume, mas com valores maiores”, destaca Galli.

Empregos em crescimento contínuo

Na comparação com o 1º semestre de 2024, o número de vagas no Varejo cresceu 5,9%. O indicador é resultado de cinco meses seguidos de crescimento — com destaque para março, abril e junho — após uma queda já esperada em janeiro.

Confiança empresarial: otimismo moderado

Na média do semestre, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDL RP ficou em 2,9 pontos para o curto prazo e 3,0 para o longo prazo. Ambos os indicadores refletem uma visão de cautela com leve tendência ao otimismo.


Análise mês a mês – 1º semestre de 2025

Janeiro: -2%
Consumo retraído, influenciado pela sazonalidade do período e por um cenário macroeconômico desfavorável.

Fevereiro: +1,5%
Carnaval e a flexibilização dos corredores de ônibus (com liberação de estacionamento nas áreas comerciais) impulsionaram o varejo.

Março: +1%
A crescente adesão ao Dia do Consumidor movimentou o mês com ações e campanhas ao longo de março.

Abril: +1,5%
Páscoa, início da Agrishow e primeiros dias do Ribeirão Rodeo Music contribuíram para o desempenho positivo.

Maio: +1,5%
Vendas aquecidas pelo Dia das Mães, final da Agrishow, shows do Rodeo e primeira onda de frio.

Junho: +1,7%
O Dia dos Namorados, festas juninas e o clima frio prolongado impulsionaram segmentos estratégicos. Em contrapartida, houve impactos dos conflitos no Oriente Médio nos preços dos combustíveis.


Avaliação final

Para Diego Galli Alberto, o Varejo ribeirão-pretano encerrou o semestre com desempenho positivo, mas ainda enfrenta desafios significativos. “Tivemos cinco meses consecutivos de pequenas altas, o que sinaliza recuperação. Porém, fatores como inflação elevada, juros altos, inadimplência e endividamento das famílias ainda limitam o consumo. O crédito está caro e o poder de compra está comprimido”, alerta.

Segundo o pesquisador, a expectativa para o segundo semestre é de melhora gradual, com forte aposta nas principais datas sazonais: Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. “Mais do que esperar uma mudança no cenário macroeconômico, o comerciante precisa se preparar bem para aproveitar cada oportunidade”, conclui.

 

Fonte: thmais